Construção Civil - 08/11/2022

Laje de EPS x Cerâmica: Qual a melhor para minha obra?

19987 visualizações

hangar

Compartilhe:

Chegou o momento de construir a sua laje e você se pergunta: afinal, devo utilizar as lajotas de cerâmica ou EPS (Isopor®) em minha obra? A escolha entre as duas opções envolve fatores como durabilidade, economia e agilidade para construção.

Apesar de serem tradicionalmente mais utilizadas, as lajes de cerâmica podem não ser a melhor opção para sua obra, veja abaixo algumas vantagens da utilização das lajes de EPS.

Vantagens da laje de EPS (Isopor®)

  • Menor consumo de concreto e aço

Como a laje de EPS é mais leve que a laje de cerâmica, o projetista pode dimensionar as fundações da obra considerando uma carga menor e, consequentemente, reduzir o porte das estruturas de concreto e aço.

  • Otimização da mão de obra

O peso reduzido das placas de EPS facilita o transporte, descarregamento e manuseio no momento de elevar as placas até a laje. Além do mais, a passagem de conduítes de energia e de tubulação hidráulica é facilitada vez que a furação deste material é mais simples e precisa quando comparada à cerâmica. 

  • Menor desperdício

As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica.  Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças.

  • Mais economia

Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças. Ao final da obra pode-se chegar em uma economia de até 30% nos custos finais.

  • Isolamento térmico

A laje de Isopor® garante ao ambiente grande conforto térmico. Isso assegura que o ambiente interno não esquente muito no verão e nem fique gelado no inverno.  Isso também promove a economia no consumo de energia elétrica, uma vez que há menor utilização de ar condicionado.

  • Isolamento acústico 

A laje de Isopor® também é um ótimo isolante acústico. Ela garante que ruídos externos não invadam o ambiente, além de evitar o “escape” de sons. Ou seja, os barulhos do piso inferior da edificação não incomodam o piso superior e vice-versa.

  • Material ecologicamente correto

A laje de Isopor se trata de um material ecologicamente correto. Além de gerar pouquíssimos resíduos e ser totalmente reciclável, o seu desempenho térmico colabora com a eficiência energética do imóvel vez que reduz a utilização de ar-condicionado.

Cuidados necessários com a utilização das lajes de EPS:

Apesar das inúmeras vantagens, as lajes de EPS necessitam de alguns cuidados especiais, que são facilmente contornáveis, como o planejamento de janelas para circulação de ar – devido às propriedades de conservação térmica proporcionadas pelo material, bem como cuidados especiais durante o momento da concretagem, de modo que este deve ser feito de maneira uniforme. 

Por fim, qual a melhor opção de material para laje?

Por demandar uma estrutura menor e menos mão de obra, as lajes em EPS são uma ótima opção quando se trata de redução do custo total da obra. Mas ela não é a melhor escolha apenas pela sua economia, ela também ganha em fatores como durabilidade, agilidade e sustentabilidade.

Perguntas frequentes:

É seguro? Aguenta peso?

Sim! A fundação estrutural da laje é feita pelas vigas de concreto e pela armadura metálica treliçada, sendo que o EPS possui apenas a função de preenchimento. Sendo assim, no que se refere ao quesito segurança, o EPS é tão resistente quanto a opção de cerâmica.

Pode construir em cima?

Sim! Tal como numa laje de alvenaria comum, a laje nervurada com EPS permite a construção acima dela. Faz-se necessário, contudo, que as paredes do piso superior estejam posicionadas acima das paredes do piso inferior, ou então sobre as vigas de sustentação do imóvel. Nada impede, ainda, que quando da posterior edificação do piso superior se insiram novas vigas de sustentação.

Como é feito o acabamento?

São diversas as opções para fazer o acabamento nas lajes de EPS O tipo de acabamento mais utilizado trata-se da utilização do reboco de gesso, o qual confere um bom acabamento por um preço acessível. Outra opção está na utilização do reboco tradicional com uma cola especial para conferir maior adesão à laje. Por fim, pode-se utilizar o forro de gesso rebaixado, deixando o ambiente mais moderno, bonito e facilitando a instalação de iluminação embutida.

hangar

Compartilhe: