O isopor® (EPS) pode e deve ser reciclado. Segundo a Mundo Isopor, só no Brasil são consumidos 36,6 mil toneladas de EPS Isopor® por ano e cerca 34% de todo o EPS produzido é reciclado.
Como fazer o descarte correto do EPS Isopor®?
Feito de material atóxico, o EPS não polui o solo, ar ou a água. Mas qual a maneira correta de fazer o seu descarte?
Primeiramente você precisa fazer a higienização desse material, retirando eventuais resíduos como: alimentos, restos de cola e etiquetas.
Após a limpeza e com o EPS seco, basta descartá-lo nos locais adequados: pontos de coleta seletiva ou nas lixeiras destinadas à plásticos (lixeiras vermelhas).
Imagem retirada do site Correio de Santa Catarina
A Isopack, seguindo as melhores práticas ambientais, realiza a logística reversa das aparas e restos de materiais vendidos a seus clientes. Desta forma, dando-lhes a adequada destinação e realizando a sua reciclagem.
Como a Isopack recicla o Isopor® (EPS)?
A Isopack realiza o processo de reciclagem do Isopor ® (EPS) em sua sede.
Neste processo, primeiramente é realizada a higienização e separação do material de eventuais resíduos, como restos de fita, outros plásticos etc.
Em seguida, o EPS passa pelo processo da trituração, por meio do qual é retirada a parte de ar do material, transformando-o em flocos.
Com estes flocos, por meio de processos mecânicos, é feita a sua mistura com material virgem e as aparas de EPS podem ser transformadas novamente em blocos, que após recortados, podem ser utilizados com os mais diversos fins, como: embalagens, preenchimento para lajes, etc.
Ademais, os materiais não utilizados são encaminhados para empresas parceiras, as quais transformam os resíduos de EPS em rodapés, cabides, entre outras inúmeros objetos.
Afinal, é possível reciclar o EPS?
Sim! Com o descarte correto, o Isopor® pode ser 100% reciclado e depois reutilizado de diversas formas, como por exemplo: outros produtos em EPS, revestimentos, rodapés, decks, molduras, óleos, colas, objetos decorativos, entre outros.